A tecnologia na educação
Como já é de ciência de todos, há alguns anos
a tecnologia vem se tornando cada vez mais, algo indispensável em nossas vidas.
Cada vez mais cedo, crianças já utilizam aparelhos como smartphones, tablets,
notebooks, entre outros. Quando atingem a idade de ingressar na escola, como é
a realidade da maioria das crianças que frequentam o sistema público de ensino,
são obrigadas a deixar de lado todos os meios de interação, aos quais estão
habituadas e regressar ao início do século XX, para uma sala de aula primitiva
e interagir com um sistema arcaico de ensino que, obviamente, faz qualquer estudante
perder toda e qualquer motivação de aprender.
Nosso sistema de ensino precisa ser
atualizado, porém para isso é necessário o apoio por parte do poder público. Existem
também alguns métodos eficientes, ainda utilizados, como o material dourado,
blocos lógicos, entre outros. Apesar do método ainda ser eficiente, o sistema que
é aplicado é arcaico. Os mesmos métodos tradicionais poderiam ser explorados através
de aplicativos virtuais, muito mais práticos, atrativos, dinâmicos e
interativos, no que se refere ao contexto de atualidade.
Há algum tempo, a Samsung vem lançando, em parceria
com o Instituto Paulo Freire, um projeto chamado Alfabetização Cidadã, que têm
por objetivo levar a alfabetização, inicialmente, para jovens e adultos,
através de aplicativos, plataformas e projetos que utilizam a tecnologia para
proporcionar uma oportunidade de se alfabetizar, através de um método
totalmente dinâmico e tecnológico. Outras plataformas como essa têm surgido nos
últimos anos, e muitas mais ainda surgirão.
Existem ainda
outros métodos, mais atrativos que os tradicionais, que possam ser utilizados
nas escolas?
Claro que sim!
No entanto, para alguns ainda há uma certa
resistência quanto à introdução de novos métodos de ensino. Isso porque muitos
pais e professores estão habituados aos métodos tradicionais e por falta de
informação, acabam acreditando que apenas esses são corretos.
A forma de trabalhar através de mídias como
filmes, músicas..., por exemplo, é uma maneira mais cativante – para o aluno - de
se trabalhar um mesmo conteúdo, pois prende a atenção dos alunos justamente por
ser algo que faz parte da realidade atual deles.
Apresentando um conteúdo de maneira que
atraia a atenção e a curiosidade do estudante, que lhes mostre a necessidade daquele
conteúdo na prática, no quotidiano; esse conhecimento ficará gravado na memória
deles e estará disponível sempre que se depararem com uma situação em que seja
necessário utilizá-lo.
O registro no caderno, embora tenha sua
importância, na maioria dos casos não desperta no estudante o interesse pelo
conteúdo abordado, acabando por ficar apenas no caderno, mas não em sua
memória, ocorrendo que, futuramente, quando necessário o uso daquela
informação, o mesmo não a terá disponível.
A informação a ser introduzida será a mesma,
com o mesmo objetivo final, porém aplicado de forma que a aula se torne mais
agradável, fazendo com que os alunos gostem de estudar.
É fato que o mundo está mudando. Precisamos
nos adaptar a essas mudanças, caso contrário, ficaremos para trás. Nossa
educação precisa evoluir, pois em um mundo cheio de tecnologias que disponibilizam
acesso a todo tipo de informação com apenas um toque, os professores que não se
adaptarem, em breve, serão carta fora do baralho.
É preciso entender de uma vez por todas que a
função do professor não será mais a de transmitir a informação e sim a de
conduzir o estudante até ela.
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