A tecnologia na educação


  Como já é de ciência de todos, há alguns anos a tecnologia vem se tornando cada vez mais, algo indispensável em nossas vidas. Cada vez mais cedo, crianças já utilizam aparelhos como smartphones, tablets, notebooks, entre outros. Quando atingem a idade de ingressar na escola, como é a realidade da maioria das crianças que frequentam o sistema público de ensino, são obrigadas a deixar de lado todos os meios de interação, aos quais estão habituadas e regressar ao início do século XX, para uma sala de aula primitiva e interagir com um sistema arcaico de ensino que, obviamente, faz qualquer estudante perder toda e qualquer motivação de aprender.

  Nosso sistema de ensino precisa ser atualizado, porém para isso é necessário o apoio por parte do poder público. Existem também alguns métodos eficientes, ainda utilizados, como o material dourado, blocos lógicos, entre outros. Apesar do método ainda ser eficiente, o sistema que é aplicado é arcaico. Os mesmos métodos tradicionais poderiam ser explorados através de aplicativos virtuais, muito mais práticos, atrativos, dinâmicos e interativos, no que se refere ao contexto de atualidade.

  Há algum tempo, a Samsung vem lançando, em parceria com o Instituto Paulo Freire, um projeto chamado Alfabetização Cidadã, que têm por objetivo levar a alfabetização, inicialmente, para jovens e adultos, através de aplicativos, plataformas e projetos que utilizam a tecnologia para proporcionar uma oportunidade de se alfabetizar, através de um método totalmente dinâmico e tecnológico. Outras plataformas como essa têm surgido nos últimos anos, e muitas mais ainda surgirão.



Existem ainda outros métodos, mais atrativos que os tradicionais, que possam ser utilizados nas escolas?

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  Claro que sim!

 No entanto, para alguns ainda há uma certa resistência quanto à introdução de novos métodos de ensino. Isso porque muitos pais e professores estão habituados aos métodos tradicionais e por falta de informação, acabam acreditando que apenas esses são corretos.

  A forma de trabalhar através de mídias como filmes, músicas..., por exemplo, é uma maneira mais cativante – para o aluno - de se trabalhar um mesmo conteúdo, pois prende a atenção dos alunos justamente por ser algo que faz parte da realidade atual deles.

  Apresentando um conteúdo de maneira que atraia a atenção e a curiosidade do estudante, que lhes mostre a necessidade daquele conteúdo na prática, no quotidiano; esse conhecimento ficará gravado na memória deles e estará disponível sempre que se depararem com uma situação em que seja necessário utilizá-lo.

  O registro no caderno, embora tenha sua importância, na maioria dos casos não desperta no estudante o interesse pelo conteúdo abordado, acabando por ficar apenas no caderno, mas não em sua memória, ocorrendo que, futuramente, quando necessário o uso daquela informação, o mesmo não a terá disponível.

  A informação a ser introduzida será a mesma, com o mesmo objetivo final, porém aplicado de forma que a aula se torne mais agradável, fazendo com que os alunos gostem de estudar.



  É fato que o mundo está mudando. Precisamos nos adaptar a essas mudanças, caso contrário, ficaremos para trás. Nossa educação precisa evoluir, pois em um mundo cheio de tecnologias que disponibilizam acesso a todo tipo de informação com apenas um toque, os professores que não se adaptarem, em breve, serão carta fora do baralho.

  É preciso entender de uma vez por todas que a função do professor não será mais a de transmitir a informação e sim a de conduzir o estudante até ela.

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